segunda-feira, 21 de maio de 2012

POEMINHA PARA UM ESPLÊNDIDO CREPÚSCULO

Foto by Joel Gomes Teixeira - Irati - Paraná - Brasil

Na ourivesaria da natureza

desenha-se a joia mais rara,

no crepúsculo que vejo,

no céu de ouro ornado,

no contraste esverdeado,

da mata em esmeralda,

onde contemplo extasiada,

o fim de um dia iluminado.

É a jóia mais rica talhada,

pelos dedos do hábil Ouvires

em sua obra encantada. 

11 comentários:

  1. A beleza e o encantamento de seus versos
    enriquecem ainda mais este por de sol.Parabéns Celêdian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho saudades do colegio em riozinho onde eu estive como interna,em 1960. saudades não consigo nenhuma foto do local, se tiver algo para contar meu emil suh.bra@hotmail.com. abraços

      Excluir
  2. Magnífico, minha querida amiga Celêdian !

    aqui, crepúsculo e poema, como dizer qual é o mais sublime? você conseguiu captar as silhuetas das araucárias contra o dourado do céu de maneira magistral, e tecer uma tela luminosa e expressiva com suas letras.

    Habituei-me a vê-la retratar os interiores mais inefáveis da alma humana, os estados crepusculares dos sentimentos, das sensações, em poemas que só um talento singular como o seu poderia criar.

    Porém, descubro aos poucos que esse talento é multímodo, ele não descreve apenas o interior do que a alma sente, mas também o exterior que a alma vê. É um deleite para o espírito poder vir aqui e admirar suas letras tão especiais, minha querida Celêdian.

    Longa vida a você e a essa sua maravilhosa inspiração. E obrigado pelas tão carinhosas visitas e comentários que acrescentam às minhas modestas linhas.

    Uma boa semana, forte abraço do seu amigo

    André

    ResponderExcluir
  3. Aow Piracema...não deu pra segurar a barra então eu voltei...rsrsrs...bj do ET de Varginha

    ResponderExcluir
  4. No céu a fusão de cores,que a poesia inspira e voce belamente nos encanta com sua magia sobre as palavras encantadas e obedientes.Fiel definição do que o Joel nos presenteou.Ficou lindo amiga.
    Carinhoso abraço e bela semana a voce.

    ResponderExcluir
  5. O cenário em si já é uma poesia. Você vem e lhe enche de liminosidade lírica... Resultado: Extase para nós.

    Grande beijo, Celêdian. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que me encontro com um pequeno problema agora. Minha poetisa maior, poetando o meu Paraná?

    Tantas foram as vezes que atravessei de leste para oeste este chão maravilhoso. Tantos foram os crepúsculos que tive privilégio de ver ao vivo, que a saudade me cavocou um buraco no peito agora. Eu parava o carro e ficava observando, por sobre as copas das árvores, aquele sol se encobrindo de nuvens e deixando um céu alaranjado, bordado de ouro puro e prata.

    Alguns nada viam naquele espetáculo da natureza, mas, para mim, sempre foi algo que me fez ficar introspectivo, pensativo, questionando se eu realmente já me conhecia.

    Teu poema me respondeu muito desses questionamentos, minha querida e preciosa amiga. Rever este pôr do sol, ainda mais em Irati, cidade na qual passei tantas e tantas vezes e vi inúmeros sóis nascendo ou se escondendo, foi um instante mágico. E as Araucárias? Essas árvores majestosas e que sempre abrem os braços, numa recepção calorosa a qualquer pessoa que esteja chegando, num abraço caloroso, são sempre um colírio numa vista já meio cansada pelo tempo que passou. Cansada, mas extremamente saudosa de ganhar a estrada novamente.

    Um abraço especial ao Joel, que com sua sublime foto me fez levitar aqui. E para você, Celêdian, que é uma amiga tão íntima de cada grão que compõe a natureza em sua mais esplêndida forma, fica minha admiração e meu aplauso. Fica também um desejo de que a cada dia, sua poesia componha mais e mais crepúsculos de conhecimento e beleza para cada um que te lê e te admira.

    Citei um problema lá no começo do comentário. Pois é. Meu Paraná e minha admirada Poetisa Maior. Como comentar sem derramar lágrimas de felicidade?

    Você fez sol no meu dia, e eu te agradeço por isso.

    Todo meu afeto a ti, minha amiga.

    Marcio

    ResponderExcluir
  8. A melhor jóia, do Supremo Ourives, passaria despercebida em toda a sua glória se ninguém a testemunhasse e cantasse os seus méritos e a sua beleza, se ninguém criasse o contexto no qual , como num estojo especialmente estudado, ela exibisse todo o seu esplendor - exatamente o que vc fez com seu lindo poema. Abraço.H.

    ResponderExcluir
  9. Sim amiga, o Ourives que fez esta jóia de natureza, descrita
    tão bem por voce, é o mesmo que te deu, tão lindo dom. Amei
    linda descriçaõ de algo já tão lindo. Bjs. Sila- sisoyyo.

    ResponderExcluir
  10. Este Ourives Universal é o único poeta parnasiano de quem realmente admiro as paisagens. E a vc, poetisa, que as capta com essa simplicidade que intensifica o encanto da atmosfera poética. Virtual.

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua presença. Sinta-se à vontade, comente. Por gentileza, identifique-se. Seja bem vindo!